segunda-feira, 28 de março de 2011

Um Jardim Equatorial em Miniatura


Como o 2º Período é longo nós, grupo dos Jardins em Miniatura resolvemos fazer além do Jardim Jurássico, um Jardim Equatorial.


Primeiro efectuámos como é nosso costume, uma pesquisa relativamente às características da paisagem equatorial, bem como das espécies vegetais e animais características dessa zona do planeta.


A partir das nossas pesquisas e estudos efectuados, ficámos a saber que a temperatura da região equatorial é quente durante todo o ano, com um clima muito húmido e de grande precipitação anual.


Estas condições quentes e húmidas são as ideais para o crescimento das plantas pelo que a vegetação é densa e variada. Assim, a paisagem equatorial tem como principal característica, a grande densidade de vegetação, com plantas de médio e grande porte, em especial nas regiões húmidas e de baixa altitude, como a que queríamos representar.



O solo das florestas equatoriais é considerado fraco devido ao processo de desmatação, que nos últimos anos tem ocorrido, porém ele só é fértil quando se tem muita matéria orgânica fornecida pela própria vegetação.


Nas florestas há uma predominância de animais de pequeno e médio porte, porém na Amazónia podemos encontrar onças, peixes-boi, macacos, antas, botos e até mesmo sapos e rãs, em lagos ou perto de rios ou pântanos.


Este nosso último jardim construído por nós com enorme prazer, está em exposição durante uma semana num dos expositores da nossa escola.


Trabalho elaborado por: Alexandre Galinha, nº 2; António Sales, nº 4; Francisco Nascimento, nº 14 e Ricardo Nascimento, nº 24.

Sem comentários:

Enviar um comentário