Investigadores do Jardim Botânico do Museu Nacional de História Natural da Universidade de Lisboa descobriram, na Quinta da Boneca (Caldas da Rainha) uma espécie de planta considerada extinta em Portugal.
A Fissidens exilis (um musgo) é uma pequena planta da família das Fissidentaceae, que “vive em taludes geralmente calcários, húmidos e sombrios, não formando geralmente populações de elevada dimensão”, explica o investigador do Museu Nacional de História Natural, César Garcia, que a detectou na ribeira da Quinta da Boneca.
A Fissidens exilis consta da lista vermelha dos Briófitos da Península Ibérica, onde se encontram as espécies em maior risco de extinção neste território. De acordo com o especialista, “a população agora descoberta nas Caldas da Rainha é importante porque ocupa uma área considerável”.
Nas Caldas foram feitos estudos na linha de água da zona de Belver (onde nasce o rio Sujo), Quinta da Boneca e Ribeira de Porto Carro (Foz do Arelho). Os primeiros dados foram recolhidos há dois anos e agora está a ser finalizado um segundo estudo para ver como evoluiu entretanto a situação. Os relatório daí resultantes serão entregues à Câmara das Caldas.
César Garcia diz que, após a sua descoberta, “são agora necessárias medidas urgentes de gestão por parte das autoridades, com o objectivo de preservar este espaço tão distinto e tão ameaçado por estar nas proximidades de um grande aglomerado populacional”.
A responsável da Nostrum lembra a época do Natal e alerta para os cuidados a ter com a recolha dos musgos. “No seu meio há muitas espécies e algumas podem ser raras como esta”, conclui.
Trabalho elaborado pelo grupo "Observação da Natureza", composto por: Alexandra, nº 1, Ana, nº 3, Carina, nº 5, Diogo Santos, nº 10 e Francisco Duarte, nº 13.
Sem comentários:
Enviar um comentário