quarta-feira, 15 de junho de 2011

A Formiga e o Formigueiro


A maioria das espécies de formigas constrói ninhos subterrâneos. As formiguinhas trabalhadoras escavam túneis e câmaras, ou salas, na terra. À medida que o formigueiro cresce, elas acrescentam mais túneis e câmaras ao ninho.
Os formigueiros podem ser bastante grandes. Algumas formigas tropicais constroem para baixo, para aumentar o espaço. Os formigueiros podem  estender-se por 6 metros no subsolo.

Outras, como as formigas europeias, constroem para cima. Fazem grandes montes de terra que podem atingir 1,5 metro de altura. Depois, elas conectam os montes com caminhos odoríferos. O grupo de ninhos pode cobrir uma área de tamanho semelhante ao de uma quadra de ténis. Milhões de formigas podem viver nesses formigueiros.
Para entendermos estes insetos, o ideal é seguir a fila e entrar com uma delas pelo buraco do formigueiro. Logo abaixo do nível do solo há uma multidão de formigas, umas indo, outras vindo. Nenhuma pára para dar passagem, elas simplesmente sobem umas nas outras sem se incomodar. Começam a surgir bifurcações, ruas mais largas, que dão em grandes buracos, cheios de larvas.

As câmaras ou ninhos, têm funções diferentes. A rainha tem uma câmara própria para colocar os ovos. Algumas câmaras servem de berçários aos filhotes. Há câmaras para armazenar alimentos e outras câmaras servem de local de repouso às trabalhadoras esforçadas.
Feito por: Sofia Silva, nº 25 - 7º H.

1 comentário: